Bem vindo ao Blog Oração+Louvor+Palavra=Genuíno Avivamento

Que você seja edificado,e que o Senhor possa lhe induzir à um Genuíno Avivamento!!!!!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

SETE PROVISÕES QUE O PASTOR SUPRE PARA AS SUAS OVELHAS



TEXTO BÍBLICO: SALMO 23

O salmo 23 é um dos textos mais ricos de toda a Bíblia Sagrada,escrito pelo rei Davi,este tem sido um dos textos mais lidos em todo o mundo quer seja no meio cristão ou fora dele. Este salmo revela o cuidado de Deus ( O Pastor) para com os seus servos fiéis,com aqueles que buscam a sua face e se voltam à Ele com um coração quebrantado e contrito.
O Salmista já inicia seu cântico dizendo: "O Senhor é o meu pastor e nada me faltará" (vv. 1). Isto é,não terei falta de qualquer coisa que me seja indispensável. O Senhor é aquele que supre as necessidades dos seus servos e lhes dá a provisão em tempo oportuno para que o Seu nome seja glorificado.
Neste estudo estaremos vendo de forma superficial "sete provisões" que o Pastor supre para suas ovelhas.

1º NÃO ME FALTARÁ COMPLETA SATISFAÇÃO (23.2a). 'Deitar-me faz em verdes pastos',fala-nos literalmente de  pastos de capim macio e novo. As ovelhas nunca se deitam até que estejam satisfeitas. Cada necessidade espiritual é suprida. O Senhor é aquele que nos satisfaz,é aquele que nos proporciona o alimento saudável chamado PALAVRA DE DEUS para que possamos estar vigorosos,satisfeitos e regozijantes no Senhor. A figura transmite um completo descanso na satisfação proporcionada pelo cuidado vigilante do GRANDE PASTOR.

2º NÃO ME FALTARÁ ORIENTAÇÃO (23.2b). 'Guia-me mansamente  a águas tranquilas',ou "águas de descanso". O pastor ele guia a suas ovelhas para um lugar onde as águas são tranquilas,onde as águas alegram as suas ovelhas,pois depois de terem se alimentado ele as dá orientação,ele as guia para um lugar onde há águas tranquilas,assim é O GRANDE PASTOR, Ele nos guia mansamente a águas de descanso,águas que nos trazem alegria,a Bíblia diz que "há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus" (Salmo 46);o Senhor nos dá orientação,Ele está sempre à nossa vanguarda,à nossa retaguarda,à nossa esquerda e à nossa direita;Ele é o nosso guia,nos mostra o caminho,nos dá direção. Ele é o nosso Pastor.

3º NÃO ME FALTARÁ RESTAURAÇÃO (23.3a). 'Refrigera a minha alma'. O Senhor é aquele que restaura,reanima,reaviva a alma daquele que de prostra diante d'Ele,daquele que o deixa ser seu pastor. Este tema é recorrente no Novo Testamento :" O interior,contudo,se renova de dia em dia" (2 Co 4.16). Isto se dá porque o Senhor,o grande pastor nos restaura a alma,restaura as forças a cada dia da caminhada cristã. O NT também nos dá mais referencias: "E vos vestistes do novo que se renova para o conhecimento" (Cl 3.10). Esta é a graça que sustenta a alma.

4º NÃO ME FALTARÁ INSTRUÇÃO DA JUSTIÇA (23.3b). 'Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome'. As veredas da justiça são caminhos planos,uma das principais funções das escrituras é instruir em justiça (2 Tm 3.16). O nosso pastor ele nos guia por essas veredas através de sua poderosa Palavra,e Ele também não somente nos adverte contra o mal;mas também nos guia nos caminhos da justiça,isso se dá,por amor de SEU NOME provando o tipo de Deus que Ele é.

5º NÃO ME FALTARÁ CORAGEM DIANTE DO PERIGO (23.4a). 'Ainda que eu ande pelo vale da sombra (hebraico., escuridão profunda e mortal) da morte,não temerei mal algum.'. Somente o GRANDE PASTOR pode nos encorajar nos momentos onde a sombra da morte está nos cobrindo,onde o vale é escuro,somente Ele com seu poder de guia pode nos encorajar e nos mostrar que com Ele iremos passar e que nenhum mal nos sucederá e nem algo terrível e amedrontador poderá nos fazer desistir,pois estamos assegurados na promessa de que o SUMO PASTOR,O GRANDE PASTOR é o nosso auxílio.

6º NÃO ME FALTARÁ A PRESENÇA DIVINA (23.4b) 'Porque tu estás comigo'. Este é o motivo principal  para toda a confiança daqueles que temem ao Senhor e daqueles que o servem. O Senhor ( o Pastor) não deixa,nem desampará os seus,Ele os sustém e mostra que está presente em suas vidas,a Bíblia é rica em mostrar que o Senhor é com os seus (Êx. 33.14; Dt. 31.6-18; Js. 1.5-9..etc). Com presença gloriosa do Senhor,o GRANDE PASTOR,a vitória é garantida,n'Ele há esperança.

7º NÃO ME FALTARÁ CONFORTO NA TRISTEZA (23.4c) 'A tua vara e o teu cajado me consolam'. O cajado do Pastor te duas funções: ele é uma vara de proteção e um cajado com o qual o pastor corrige àqueles que Ele tem por filho.



Que haja em nós a certeza de que o Senhor é O GRANDE PASTOR e que Ele provê a benção,a vitória para as nossas vidas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário