Bem vindo ao Blog Oração+Louvor+Palavra=Genuíno Avivamento

Que você seja edificado,e que o Senhor possa lhe induzir à um Genuíno Avivamento!!!!!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O DEUS QUE TEM CIÚMES


Texto Bíblico: Tiago 4. vv 5 e 6
"(...) (v. 5) Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em vós habita tem ciúmes?     (v. 6) Antes,dá maior graça. Portanto,diz: Deus resiste aos soberbos,dá,porém,graça aos humildes."

A epístola do apóstolo Tiago ela é rica em suas lições para se obter uma vida cristã saudável e também é profunda em conhecimento,uma vez que o apóstolo é direto em suas palavras,no adágio popular poderíamos dizer que Tiago era "direto,objetivo,claro" em suas pregações,em suas mensagens.
O capítulo 4 mostra-nos como devemos e podemos resistir às paixões;o texto confronta-nos mostrando a nossa realidade quando não estamos desfrutando do poder de Deus,e porque não dizer da plenitude de Cristo.
Vamos porém nos ater aos versículos 5 e 6 onde o apóstolo faz-nos uma declaração dizendo que o Espírito Santo de Deus,que habita em nós tem ciúmes,não suporta o soberbo;porém ama àquele que é humilde,que o serve com sinceridade,que o deixa ter exclusividade em sua vida,ter o total controle de seu ser,afim de que  o prospere e o abençoe em tudo.

A interpretação do versículo 5 sempre trouxe dificuldades,uma vez que  a construção do mesmo em grego não é muito clara;mas podemos dizer basicamente que o texto quer dizer que: " a tendencia natural do espirito humano é opor-se a Deus e ao próximo e desejar os prazeres pecaminosos do mundo." O verbo HABITA (katokisen) indica a PRESENÇA DE DEUS,ou seja,Deus faz-se habitar em nossas vidas através da presença gloriosa de seu Espírito Santo. Quando temos a falta de cuidado de iniciarmos uma amizade com o mundo,podemos nos desviar e deixar Deus fora das nossas vidas.Mas isso não ocorre facilmente,uma vez que,Deus é um Deus zeloso,que não tolera rivais.
Quando nos convertemos,Ele nos deu um novo Espírito. Deus se enternece por essa nova vida na alma. Ele procura de todas as formas nos analisar quando começamos a nos descuidar. ele quer que essa vida cresça,porque deseja que sejamos totalmente seus.
Deus fica triste quando nós começamos a ter amizades com o mundo,quando começamos a deixá-lo de lado,em segundo,plano,quando na pior das hipóteses nos "simpatizamos" com o pecado e o aceitamos em nossas vidas. Deus deseja que a plenitude de seu Espírito controle a nossa vida;é insuportável pra Deus,dividir o nosso coração com o pecado,dividir o nosso corpo com as paixões,dividir a nossa mente com a soberba,orgulho da vida. Ele nos convida a chegarmos a Ele e nos submetermos ao seu ministério. Deus oferece ajuda àquele que humildemente aceita a sua vontade e o quer em sua vida. Para provar seu ponto,Tiago cita Provérbios 3.34 ("Certamente Ele escarnecerá dos escarnecedores,mas dará graça aos mansos (humildes). A expressão "antes dá maior graça (v. 6)" significa que o Espírito de Deus concede,àqueles que se submetem à vontade divina  e se rendem completamente a ela,ricas provisões de graça para realizar essa rendição completa aos anelos do amor divino e a considerar todas as coisas como perda em resposta a isso. "Deus resiste aos soberbos" , porque, enquanto tivermos confiança no valor das nossas próprias atitudes não espirituais,mundanas e pecaminosas,enquanto acharmos que elas são satisfatórias,enquanto na nossa ignorância,cegueira espiritual pensarmos que podemos manter uma comunhão com Deus tendo uma comunhão com o mundo e não mortificarmos os nossos membros ou vivermos de forma acomodada quanto às coisas de Deus; Ele,o nosso Deus,não pode fazer nada por nós. Porém se nós nos humilharmos diante do Senhor,rendermos à Ele toda sinceridade,pureza de coração,adoração;Ele com sua mão forte,com seu braço estendido,nos dará maior graça, "Deus dá porém maior graça aos humildes" , quando somos humildes estamos prontos a admitir nosso espírito de engano e nossa necessidade de ajuda,porque não dizer,nossa TOTAL DEPENDÊNCIA DO SENHOR.

A fidelidade ao Espirito Santo de Deus,a pureza de coração,a santificação,a adoração fazem com que o Senhor permaneça habitando em nós e revelando através de nós o seu poder salvador ao mundo,glorificando o seu nome. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário